Longa com Marieta Severo encerra filmagens

Divulgação

17/12/2018 08:59 - Do Clickcultural

Terminaram, na Ilha de Paquetá, as filmagens de ‘Noites de Alface’ e a Afinal Filmes acaba de divulgar as primeiras cenas de making of do longa, estrelado por Marieta Severo e Everaldo Pontes, com roteiro e direção de Zeca Ferreira.

Inspirado no romance homônimo da escritora paulista Vanessa Bárbara, o filme traz um drama pontuado por elementos sutis de humor e pitadas de suspense, percorrendo a solidão de Otto (Everaldo Pontes) após a morte de sua esposa, Ada (Marieta Severo). E mostra sua dificuldade em lidar com a aceitação e com as tarefas cotidianas e, principalmente, em se relacionar com a vizinhança, coisa que a mulher fazia com maestria. “Se fosse necessário definir um grande tema para localizar Noites de alface, diria que é um filme sobre como é envelhecer, comportando então uma série de subtemas dele derivados: a solidão, as perdas, o isolamento, as limitações físicas, o medo de perder a razão - e a proximidade da morte. O que torna o projeto original é a forma leve com que se aproxima de assuntos tão densos e espinhosos”, resume o diretor.

O filme levou equipe e atores a um bairro carioca bucólico situado na Baía de Guanabara, tendo como locação pequenas igrejas, casas de moradores locais e as pacatas ruas de Paquetá. “O cenário original do livro é uma cidade do interior de São Paulo, mas enxerguei em Paquetá o local perfeito para contar a trama e ilustrar esse clima de intimidade entre moradores que se conhecem de toda uma vida”, explica Zeca Ferreira.

O longa foi todo rodado na pequena ilha, o processo de produção acompanhou essa visão de tratar o local como mais uma personagem."É incrível você partir de um texto e ir construindo visualmente todo o filme, desde a escolha das locações, das roupas, dos penteados, dos objetos de cena, dos atores. Ter a oportunidade de ver Marieta Severo e Everaldo Pontes construindo o casal Ada e Otto foi um prazer e um privilégio" destaca um dos produtores do filme, Alexandre Rocha.

O elenco que dá vida aos vizinhos de tantos anos, com quem o casal dividiu sua história, acostumados aos mimos de Ada e à indiferença de Otto, é composto por João Pedro Zappa - o farmacêutico Nico, especialista em bulas de remédio e inconveniente nas horas vagas -, Teuda Bara - a excêntrica Dona Iolanda - , Inês Peixoto – no papel de Teresa, dona dos cachorros barulhentos que sempre atormentaram o vizinho, Lumi Kim - Mayu -, e Antônio Sakatsume - seu avô, o velho Taniguchi, um japonês ex-combatente de guerra que sofre do mal de Alzheimer.

No set, estiveram ainda os atores que dão vida a Anibal - (Romeu Evaristo), o carteiro, e seu substituto, Aidan (Pedro Monteiro) e Augusto (Izak Dahora) – sobrinho de uma das personagens, todos reunidos em torno filme sensível e trouxe reflexão sobre seu tema a todos os envolvidos. "Noites de Alface é troca, equipe e construção. Grande parte de mim está no filme, e pouco a pouco, "Noites" começa a se tornar parte de mim. O cinema sendo mais pessoal e único." conta Marcelo Pedrazzi que também produz o longa.

No trama, sem seu placebo para as noites de insônia – o famigerado chá de alface preparado pela esposa, que explica o título do filme – e arrasado com a partida de sua companheira, após 50 anos de casamento, o amante de histórias de suspense se vê entre a rotina da pacata vila e seus sonhos e delírios causados pela ausência da companheira. Dentro de sua cortante e triste solidão, começa a ruminar o passado e trazer à tona pequenos detalhes de conversas e fatos para os quais não deu tanta importância, mas que, agora, revelam-se uma possível trama digna de suas histórias de suspense. Cada dia pior da insônia, Otto vai juntando lembranças como peças de um grande quebra-cabeça que aponta o possível envolvimento de Ada em uma história obscura arquitetada com os vizinhos. Seria tudo criação da mente de Otto ou realidade? Ele precisa decidir até onde, de fato, quer saber da verdade.

SINOPSE

Com a morte de sua esposa, Ada (Marieta Severo), Otto (Everaldo Pontes), um velho ranzinza e fechado, se vê obrigado a estreitar sua relação com os moradores do bairro onde vive. Acuado em sua casa amarela, assiste ao cotidiano da vizinhança ao mesmo tempo em que mergulha em histórias de suspense, que embalam suas noites de insônia. Entre a realidade e a ficção, nos vemos diante de um caso de suspense digno de best seller, onde Ada pode ser uma das protagonistas. Caberá a Otto decidir até onde quer, de fato, saber a verdade.

ELENCO:

Ada – Marieta Severo

Otto – Everaldo Pontes

Teresa – Inês Peixoto

Iolanda – Teuda Bara

Nico – João Pedro Zappa

Mayu – Lumi Kin

Sr. Tanaguchi – Antonio Sakatsume

Anibal – Romeu Evaristo

Aidan – Pedro Monteiro

Augusto – Izak Dahora

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z