Encontre Seu Artista:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Divulgação / Globo

Christiane Torloni


Christiane Maria Santos Torloni nasceu no Rio de Janeiro, em 1957. Em 1984, participou como atriz substituta do elenco da peça As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, de Fassbinder, dirigido por Celso Nunes.

Em 1987, participa da peça O Lobo de Ray-Ban ao lado de Raul Cortez. Passados 22 anos, Torloni volta aos palcos com o mesmo espetáculo, sendo que personagens e gêneros se invertem. Christiane Torloni vive Julia Ferraz, correspondente feminina do papel que era de Raul Cortez. Leonardo Franco vive o amante, correspondente masculino do personagem que era de Christiane e o papel de Leonardo, é representado pela jovem atriz Maria Maya. A peça que passou a se chamar A Loba de Ray-Ban, foi dirigida por José Possi Neto, o mesmo diretor da célebre montagem da década de 80

Em seguida, faz parte do elenco de 10 Elevado a Menos 43 - Êxtase, adaptação de textos filosóficos, mitológicos e científicos, encenada na cidade do Porto, em Portugal.

Em 1994, passa a integrar o Teatro Oficina na montagem de Hamlet, de José Celso Martinez Corrêa, como a Rainha Gertrudes, substituindo a atriz Julia Lemmertz. Ao longo de sua carreira, Christiane estabelece uma parceria com o diretor José Possi Neto, em uma série de espetáculos.

Em 1997, atua na montagem de Salomé, de Oscar Wilde, e faz o papel homônimo. Seu papel seguinte é como Joana Dark na peça Joana Dark - A Revolta, de Carolyn Gage.

Além de trabalhar na televisão, Christiane Torloni tem freqüente participação no cinema. Em 1981, atuou em Beijo no Asfalto, de Bruno Barreto. No ano seguinte, faz parte do elenco de Agüenta Coração, de Reginaldo Faria. Em 1985, encena Águia na Cabeça, de Paulo Thiago. Em 1995, participa de Cinema de Lágrimas, de Nelson Pereira dos Santos e Perfume de Gardênia, de Guilherme de Almeida Prado.

É filha da atriz Monah Delacy e do ator Geraldo Matheus e mãe do ator Leonardo Carvalho, fruto de seu casamento com o ator e diretor Dênis Carvalho. Teve um filho gêmeo idêntico a Leonardo, que morreu ainda criança num acidente de carro em 1991. Atualmente é casada com o diretor Ignácio Coqueiro.

Estreou na Rede Globo aos 19 anos. Dentre os muitos personagens interpretados figuram as marcantes Jô Penteado, de A Gata Comeu (1985), Fernanda de Selva de Pedra, e Dinah de A Viagem.

Em 1981, Christiane Torloni foi a filha da primeira Helena (Lilian Lemmertz) criada por Manoel Carlos na novela Baila Comigo. Vinte e dois anos depois, a atriz interpretou uma das Helenas do autor em Mulheres Apaixonadas. Posou nua para a revista Playboy duas vezes, na década de 80.

La Torloni, como por vezes é chamada, sempre foi uma artista muito engajada, que participou dos eventos como as Diretas Já e o fim da ditadura. Dentre as causas sociais que conduz pessoalmente está o abaixo assinado divulgado no site amazoniaparasempre.com.br para a preservação da Amazônia, que pretende levar ao Congresso Nacional mais de um milhão de assinaturas; e a campanha bemquerermulher.com.br para o fim da violência contra a mulher.

Teatro
1979 - As Preciosas Ridículas
1980 - Bodas de Papel
1981 - As Lágrimas Amargas de Petra Van Kant
1984 - Tio Vânia
1988 - O Lobo de Rayban
1989- Orlando
1993 - 10 Elevado a menos 43 - Extasis (em Portugal)
1994 - Hamlet
1997 - Salomé
2000 - Joana DArc - A revolta
2002 - Blue Room
2004 - Paixão de Cristo: O Auto de Deus
2005 - Mulheres por um Fio
2009 e 2010 - A Loba de Ray-Ban
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z