Encontre Seu Artista:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Renato Scarpin


Renato Scarpin Jr. nasceu em 24 de agosto de 1971, em Curitiba, Paraná. Foi lobinho dos 8 aos 10 anos, escoteiro dos 10 aos 15, onde recebeu a graduação Escoteiro Liz de Ouro, sendo essa a maior graduação escoteira, dos 15 aos 18 foi sênior, dos 18 aos 19 foi pioneiro e chefe.

Começou a trabalhar muito cedo. Aos 15 anos, já dirigia caminhão. Quando ingressou na faculdade de Engenharia Civil, trabalhava fazendo fretes. Após se formar, foi trabalhar na Alemanha como engenheiro de obras.

Quando voltou, fez alguns trabalhos como modelo e decidiu se inscrever no curso de teatro Pé no Palco, de Fátima Ortiz, em Curitiba. Após vários cursos, profissionalizou-se ator em 1996, fazendo espetáculos teatrais concomitantes à engenharia. Em 1997 abandonou definitivamente a carreira de engenheiro e se dedicou exclusivamente às artes cênicas.

Atuou em mais de 20 espetáculos como: Vampiro Num Poço de Poesia, Fica Comigo Esta Noite, Vidas Calientes, Caos Leminski, Por Telefone e Comunhão de Bens.

Em 1999, o ator curitibano mudou-se para o Rio de Janeiro onde cursou o Tablado e o Curso de TV Wolf Maia. Por dois anos batalhou um espaço na Globo. O empenho, no entanto, rendeu-lhe apenas pequenas participações em novelas e seriados como: Torre de Babel, Andando nas Nuvens, Vila Madalena, Malhação, Didi, Mulher, e Zorra Total. O ator também participou de diversas campanhas publicitárias para a televisão.

Trabalhos no teatro levaram Renato de volta a Curitiba e depois a São Paulo. Emendando um espetáculo em outro, ele não concentrou mais suas energias na televisão até que foi indicado por uma produtora de elenco para um teste para a minissérie Um Só Coração (Globo). Após o segundo teste, especificamente para o padeiro Joaquim, ele recebeu a confirmação de que estava no elenco. Assim, em 2004, o ator conseguiu seu espaço na TV e o reconhecimento do público.

Em seguida, esteve em Esmeralda (SBT), Bicho do Mato (Record), e, novamente no SBT, fez uma participação em Amigas e Rivais (2007).

Mesmo com os trabalhos na TV, Renato continua se dedicando ao teatro intensamente. Seus trabalhos mais recentes são: Sábado, Domingo e Segunda, Sossego e Turbulência no Coração de Hortência, Belinha Adormecida, e Eles Complicam Tudo.

Atuando também em cinema, o ator esteve em alguns curtas como Imagens Distorcidas, O Espelho Negro de Narciso e A Estrada. Seu trabalho também pode ser visto nos longas Agora É Que São Elas, Chatô, o Rei do Brasil e Mulheres do Brasil.

Como diretor esteve à frente do espetáculo teatral A Filha do Sol e de diversos comerciais de TV. Em 2008, Renato excursionou pelo Brasil com a peça Motel Paradiso, e esteve na Band, no elenco da novela Água na Boca.

Em 2009, fez a direção da peça Proposta Indecente. Ainda atuou no espetáculo teatral De artista e louco todo mundo tem um pouco, e em seguida, passou a integrar o elenco do espetáculo Mãos ao alto SP.

Entre 2009 e 2010, Renato Scarpin esteve em em cartaz com a comédia Engolindo Sapo Pra Um Dia Comer Perereca, texto escrito por ele mesmo e em formato de stand-up.

Também em 2010, o ator integrou o elenco da novela Uma Rosa com Amor, do SBT.

Teatro

2010 - Engolindo Sapo Pra Um Dia Comer Perereca
2009 - Mãos ao alto SP
2009 - De artista e louco todo mundo tem um pouco
2008 - Motel Paradiso
2006 - Eles Complicam Tudo
2005 - Sossego e turbulência no Coração de Hortência
2005 - Belinha Adormecida
2004 - Sábado, Domingo e Segunda
2004 - Comunhão de Bens
2003 - Caos Leminski
2002 - Romeu e Julieta
2001 - Vidas Calientes
2000 - Vampiro num Poço de Poesias
1999 - Por Telefone
1999 - Mineiros da Desgraça
1997 - O Rinoceronte
1997 - Mário Quintana
1996 - Blood Mary
1995 - Nom Plus Ultra
1995 - Tuiuti Conta Zumbi
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z