As Aventuras de Gulliver estreia em São Paulo

Divulgação/João Valério

Cia Articularte traz a peça As Aventuras de Gulliver para São Paulo
04/03/2011 10:37 - Do ClickCultural

Com direção de Dario Uzam e bonecos de Surley Valério, As Aventuras de Gulliver reestreia no Teatro do SESC Pompeia,no dia 5 de março, sábado, às 13h. Encenado com 21 bonecos de diversos tamanhos e 5 atores-manipuladores, a peça conta duas aventuras do clássico Viagens de Gulliver.

A encenação usa como fantasia os quatro elementos: terra, fogo, ar e água, para contar a fragilidade dos sonhos, como se fossem esculturas de desejos que podem ser feitas e desfeitas de areia ou diluídas facilmente pela força sutil da natureza. Para montar o espetáculo, a Cia. Articularte conquistou o prêmio nacional do edital Myriam Muniz - Funarte 2008.

O texto da adaptação de Dario Uzam - que tem no elenco Renato Bego, Surley Valério, Rossana Arouck, Andrea Cruz e Paulo Mendonça - foi elaborado a partir de adivinhações, provérbios, trocadilhos, ditados populares, e frases rimadas, resultado de uma intensa pesquisa de humor e musicalidade que é entregue agora ao público infantil e familiares. A trama explora o instinto de curiosidade humana a partir da iniciativa de um personagem que proporciona para si mesmo viagens por meio de oceanos, mares desconhecidos, mundos distantes e não catalogados.

As ações do curioso personagem Gulliver vão contra o que se vê atualmente, numa realidade em constante desenvolvimento tecnológico, que tende a fixar o homem cada vez mais dentro de casa e de corporações, diante de computadores. Gulliver vai para a rua, para a estrada, entra pelos mares, tudo em busca de novas aventuras e experiências humanas. “Estamos diante de uma grande aventura panorâmica que tem o propósito de estimular o instinto de curiosidade infantil. Vemos uma pessoa que dá o exemplo prático de sair da cadeira, de casa, da tela do computador para se embrenhar rumo ao desconhecido, ou contra o maior gigante de todos os tempos: o Oceano!”’’, explica o autor e diretor Dario Uzam.

O espetáculo é dividido em duas partes, em que a ideia de opostos é a base da encenação: na primeira, no pequeno reino de Lilipute, Guliver é interpretado por um ator e os demais habitantes da cidade são bonecos manipulados com a técnica de luvas. Já na segunda parte, tudo se inverte, como uma gangorra: o personagem Gulliver passa do ator para o boneco quando se encontra diante de um mundo de gigantes, onde o personagem terá que se cuidar para não ser pisoteado ou estrangulado, principalmente pelo ciumento personagem do Anão, que quer prejudicá-lo por ser uma novidade na corte e no castelo de Brobdingnag.

Na montagem são utilizadas diversas invenções e ousadias no gênero de teatro de bonecos e formas animadas. Bonecos gigantes como a Rainha e a Águia formam verdadeiras alegorias; cordas servem de trilho para o deslocamento dos bonecos; um varal de ráfia (material leve de plástico) figura o mar vindo do chão; bonecos de luvas vestem figurinos elaborados e de épocas.

Nesta encenação, o aspecto visual e geral pode ganhar a impressão de uma grande produção. Mas no fundo, todas as estruturas são essencialmente simples, artesanais, como gostamos de criar e elaborar os nossos espetáculos, bonecos e formas animadas. Basta um segundo olhar para perceber que tudo está sempre ao alcance de jogos e brincadeiras infantis, compostos com tecidos, cabos de vassoura, canos de plástico, guarda-chuvas, guarda-sóis, cestas de crianças, entre outros elementos e adereços amigáveis ao universo infantil, completa Uzam.

Serviço

Local: SESC Pompeia
Endereço: Rua Clélia, 93 - Água Branca - São Paulo
Data: Sábados, às 13h e domingos, às 12h até 27 de março
Tel: (11) 3871-7700
Preço: De R$ 4 a R$ 8

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Comentários
Aly - aly1@alychidesigns.com

Hello there,

My name is Aly and I would like to know if you would have any interest to have your website here at clickcultural.com.br promoted as a resource on our blog alychidesign.com ?

We are in the midst of updating our broken link resources to include current and up to date resources for our readers. Our resource links are manually approved allowing us to mark a link as a do-follow link as well
.
If you may be interested please in being included as a resource on our blog, please let me know.

Thanks,
Aly

fiverr crork - email@gmail.com

96Au7a Great, thanks for sharing this post.Much thanks again. Will read on...

crorkzz mattz - email@gmail.com

hk157c Im obliged for the article. Awesome.

crorkservice fiverr - email@gmail.com

r4BdAO As a Newbie, I am continuously searching online for articles that can aid me. Thank you

Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z