As Aventuras de Gulliver estreia em São Paulo

Divulgação/João Valério

Cia Articularte traz a peça As Aventuras de Gulliver para São Paulo
04/03/2011 10:37 - Do ClickCultural

Com direção de Dario Uzam e bonecos de Surley Valério, As Aventuras de Gulliver reestreia no Teatro do SESC Pompeia,no dia 5 de março, sábado, às 13h. Encenado com 21 bonecos de diversos tamanhos e 5 atores-manipuladores, a peça conta duas aventuras do clássico Viagens de Gulliver.

A encenação usa como fantasia os quatro elementos: terra, fogo, ar e água, para contar a fragilidade dos sonhos, como se fossem esculturas de desejos que podem ser feitas e desfeitas de areia ou diluídas facilmente pela força sutil da natureza. Para montar o espetáculo, a Cia. Articularte conquistou o prêmio nacional do edital Myriam Muniz - Funarte 2008.

O texto da adaptação de Dario Uzam - que tem no elenco Renato Bego, Surley Valério, Rossana Arouck, Andrea Cruz e Paulo Mendonça - foi elaborado a partir de adivinhações, provérbios, trocadilhos, ditados populares, e frases rimadas, resultado de uma intensa pesquisa de humor e musicalidade que é entregue agora ao público infantil e familiares. A trama explora o instinto de curiosidade humana a partir da iniciativa de um personagem que proporciona para si mesmo viagens por meio de oceanos, mares desconhecidos, mundos distantes e não catalogados.

As ações do curioso personagem Gulliver vão contra o que se vê atualmente, numa realidade em constante desenvolvimento tecnológico, que tende a fixar o homem cada vez mais dentro de casa e de corporações, diante de computadores. Gulliver vai para a rua, para a estrada, entra pelos mares, tudo em busca de novas aventuras e experiências humanas. “Estamos diante de uma grande aventura panorâmica que tem o propósito de estimular o instinto de curiosidade infantil. Vemos uma pessoa que dá o exemplo prático de sair da cadeira, de casa, da tela do computador para se embrenhar rumo ao desconhecido, ou contra o maior gigante de todos os tempos: o Oceano!”’’, explica o autor e diretor Dario Uzam.

O espetáculo é dividido em duas partes, em que a ideia de opostos é a base da encenação: na primeira, no pequeno reino de Lilipute, Guliver é interpretado por um ator e os demais habitantes da cidade são bonecos manipulados com a técnica de luvas. Já na segunda parte, tudo se inverte, como uma gangorra: o personagem Gulliver passa do ator para o boneco quando se encontra diante de um mundo de gigantes, onde o personagem terá que se cuidar para não ser pisoteado ou estrangulado, principalmente pelo ciumento personagem do Anão, que quer prejudicá-lo por ser uma novidade na corte e no castelo de Brobdingnag.

Na montagem são utilizadas diversas invenções e ousadias no gênero de teatro de bonecos e formas animadas. Bonecos gigantes como a Rainha e a Águia formam verdadeiras alegorias; cordas servem de trilho para o deslocamento dos bonecos; um varal de ráfia (material leve de plástico) figura o mar vindo do chão; bonecos de luvas vestem figurinos elaborados e de épocas.

Nesta encenação, o aspecto visual e geral pode ganhar a impressão de uma grande produção. Mas no fundo, todas as estruturas são essencialmente simples, artesanais, como gostamos de criar e elaborar os nossos espetáculos, bonecos e formas animadas. Basta um segundo olhar para perceber que tudo está sempre ao alcance de jogos e brincadeiras infantis, compostos com tecidos, cabos de vassoura, canos de plástico, guarda-chuvas, guarda-sóis, cestas de crianças, entre outros elementos e adereços amigáveis ao universo infantil, completa Uzam.

Serviço

Local: SESC Pompeia
Endereço: Rua Clélia, 93 - Água Branca - São Paulo
Data: Sábados, às 13h e domingos, às 12h até 27 de março
Tel: (11) 3871-7700
Preço: De R$ 4 a R$ 8

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Comentários
fiverr crork - email@gmail.com

96Au7a Great, thanks for sharing this post.Much thanks again. Will read on...

crorkzz mattz - email@gmail.com

hk157c Im obliged for the article. Awesome.

crorkservice fiverr - email@gmail.com

r4BdAO As a Newbie, I am continuously searching online for articles that can aid me. Thank you

crorkz - email@gmail.com

FXhwKS Major thanks for the blog post.Really looking forward to read more. Much obliged.

Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z