Cia Articularte promove mostra no SESC Pompeia

Divulgação

Cia Articularte promove mostra no SESC Pompeia aos sábados
30/03/2011 16:20 - Do ClickCultural

Referência e sinônimo de qualidade em teatro infantil no Brasil, respeitada no país e no exterior, a Cia Articularte de Teatro de Bonecos apresenta no Teatro do SESC Pompeia seis espetáculos de seu repertório.

As apresentações ocorrem aos sábados e domingos de abril com os espetáculos O Trenzinho Villa-Lobos (dias 2 e 3 de abril), A Cuca Fofa de Tarsila (dias 9 e 10), Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom (dias 16 e 17), Portinari Pé de Mulato (dia 21 - feriado), O Menino que Abria Portas - Eruma Vezeu (dias 23 e 24) e João Cabeça de Feijão (dias 30 e 1º de maio).

Veja abaixo a programação completa

O TRENZINHO VILLA-LOBOS - dias 2 e 3 de abril – sábado, às 13h, e domingo, às 12h

Inspirado nas artes e imitações sonoras do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo conta a trajetória infantil de Heitor e o difícil relacionamento com seu pai, um homem bastante severo. Tratando da sensibilidade musical que existe em todos nós, a peça conta as aventuras de Tuhu, seu contato com o mundo da música, e a descoberta de sua verdadeira vocação. No desenrolar da história, exemplos de determinação e coragem do personagem em busca de seu cachorro Bolinha, aprisionado por uma Maria Fumaça feroz que ele chama de Trem de Fogo. No espetáculo, são tocados 20 trechos das obras do compositor em um divertido e poético espetáculo de animação. Entre eles: Bachianas nº 2, 4, 5; Uirapuru, Quarteto de Cordas, Ária nº 5, Pequena Suíte, Cirandas, Floresta Amazônica e Trenzinho Caipira. Com a Cia Articularte.

A CUCA FOFA DE TARSILA - dia 9 e 10 abril – sábado, às 13h, e domingo, às 12h

Apresentar para as crianças, de forma lúdica, um trecho da história da arte brasileira é a proposta de A Cuca Fofa de Tarsila, encenação de teatro de bonecos manipulados, de corpo inteiro, com base na técnica Bunraku (atores aparecendo ao fundo). O espetáculo é inspirado na obra de Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas plásticas brasileiras, figura de destaque do Movimento Modernista. Encantado de amor pela Negra Tarsila - que samba graciosamente na festa de seu aniversário - o Boi da Lua faz o maior reboliço no vilarejo ao disputar o amor da amada com o Abaporu. Enfeitiçado, o Abaporu vai parar na lua e depois se perde no escuro da floresta e ao levar uma chifrada do Boi fica preso num pé de cacto. Na luta para reencontrar o Abaporu, a Negra Tarsila enfrenta dificuldades e entidades fantásticas da floresta. A encenação tem trechos de músicas de Paulo Tatit (interpretação de Ná Ozzetti, Paulo Tatit, Sandra Perez), Antônio Nóbrega e Quinteto Violado, Milton Nascimento ("A Lua Girou"), Dominguinhos e Anastácia ("Tenho sede"). Com a Cia Articularte.
LIVRE – Recomendado para maiores de 2 anos.

CHAPEUZIM VERMELHO E O LOBO MARROM - dias 16 e 17 de abril – sábado, às 13h, e domingo, às 12h

O espetáculo é uma releitura do famoso clássico infantil, que é encenado dentro de uma grande caixa elaborada com tecido de chita. Nesta versão repleta de irreverência, a jovem Chapeuzim conta com a ajuda de sua amiga Borboleta para escapar das armadilhas do Lobo Marrom e ajudar sua avó. Ao longo da história, contada por meio de técnicas de luvas, varas, sombras e marote (bocão), as crianças entram em contato com outros personagens, como o caçador - pacífico e até um pouco bonachão -, a atarefada mãe de Chapeuzim e sua divertida e distraída avó.

PORTINARI PÉ DE MULATO - Dia 21 – quinta-feira, às 12h

Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo de 2002 é uma homenagem aos 40 anos de morte do pintor (2002) e ao seu centenário de nascimento (2003). Por causa do mau olhado de uma vizinha invejosa, a boneca Denise e seu carneirinho ganham vida e caem de um quadro recém-pintado pelo “vovô” Portinari. O carneirinho foge e Denise precisa encontrá-lo antes que suas tintas sequem. Na busca, a menina passa por diversos quadros vivos de Portinari, envolvendo-se em muitas aventuras poéticas, acompanhada por uma seleção de alegres chorinhos brasileiros. O Guardião das Tintas, uma espécie de paleta animada que pinta suas próprias expressões e emoções diante do público, ajuda Denise em sua busca.

O MENINO QUE ABRIA PORTAS - ERUMA VEZEU - Dias 23 e 24 de abril – sábado, às 13h, e domingo, às 12h

O espetáculo trata da história de um velho meio caduco e bem humorado que conta e vive as aventuras de "Eruma Vezeu ", um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua e o seu mundo. Abrindo portas (metaforicamente), o menino Eruma Vezeu tem experiências divertidas e faz alguns amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo (que nasce a partir de um tapete) e o menino Lico. Juntos, eles aprontam muitas artes, para o desespero e a diversão da vizinhança. Eruma Vezeu encontra, ainda, sua primeira namoradinha e continua com suas escapadas de liberdade, até que as últimas portas de sua infância sejam abertas. A peça fala das curiosidades e descobertas infantis, das amizades inesquecíveis, das experiências ingênuas, sempre com muita arte, humor e peripécia.

JOÃO CABEÇA DE FEIJÃO - Dias 30 e 01/05 – sábado, às 13h, e domingo, às 12h

Livremente inspirado na história João e o Pé de Feijão, o espetáculo é recheado de sonoridade brasileira e explora aspectos do folclore nordestino, dialogando com contos e lendas medievais. Será que os feijões eram verdadeiramente mágicos? O gigantesco pé de feijão no quintal de sua casa não deixava dúvidas. As folhas tocavam as nuvens do céu, despertando a curiosidade do pequeno João. O que haveria lá em cima? O que as nuvens escondiam? Que mistérios revelariam? Confiante e sem medo de enfrentar o desconhecido, João resolve se arriscar em uma aventura, acompanhado por uma gansa encantada que bota ovos de ouro, instrumentos musicais que falam, um ogro gigante e muitas outras surpresas, aprendendo que são suas atitudes e os riscos de suas escolhas que norteiam seu destino.

Serviço

Local: SESC Pompeia
Endereço: Rua Clélia, 93 - Água Branca - São Paulo
Tel: (11) 3871-7700
Preço: De R$ 4 a R$ 8

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Comentários
backlinks - email@gmail.com

KpSojS Major thanks for the article.Really thank you!

crork backlinks - email@gmail.com

PC0Sok This awesome blog is definitely cool and diverting. I have chosen helluva interesting things out of this blog. I ad love to come back again soon. Thanks!

crorkzz catz - emai1l@gmail.com

aFmjsE Hey, thanks for the blog.Thanks Again. Really Great.

crorkservice fiverr - email@gmail.com

nycUEA Thanks - Enjoyed this article, is there any way I can receive an email sent to me whenever you publish a new post?

Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z