
Florilégio Musical II - Nas Ondas do Rádio, traz de volta a era de ouro

Carlos Moreno, Mira Haar e Patrícia Gasppar homenageiam os reis e rainhas do rádio como Emilinha, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, entre outros nas inesquecíveis composições de Cartola, Ataulfo Alves, Zé Keti, Dorival Caymmi, Assis Valente, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Chocolate e Noel Rosa, entre outros, no espetáculo Florilégio Musical II - Nas Ondas do Rádio, dirigido por Elias Andreato e direção musical de Jonatan Harold.
O musical, que estreou em 2010 e esteve em cartaz até este ano, em viagens pelo Brasil -, traz os atores Mira Haar e Carlos Moreno em momento de celebração a paixão e a amizade de longa data. O tema era a flor. No novo espetáculo, o tema é a própria música. Agora a dupla se transforma em trio, com a entrada da atriz Patrícia Gasppar, e convida o público a fazer um passeio pelos anos de ouro do rádio, as décadas de 30, 40 e 50. Homenagem à era do Rádio, com seus reis e rainhas, Florilégio Musical II - Nas Ondas do Rádio estreia dia 13 de outubro, para sessões aos sábados e domingos, às 16h, no Museu da Casa Brasileira.
O roteiro e texto, elaborado pelos próprios atores, apresenta um espetáculo variado com canções de Cartola, Ataulfo Alves, Zé Keti, Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Assis Valente, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Chocolate e Noel Rosa. Um dos destaques fica por conta da emblemática Os Cantores do Rádio, de Alberto Ribeiro, João De Barro e Lamartine Babo. A pesquisa realizada pelos atores chegou a mais de 500 canções. O roteiro foi construído por todos. Mira entrega: “Nossa senhora da internet foi a fonte. Eu e Carlinhos ficamos literalmente 40 dias na internet sem parar”.
Rapsódia - O Musical volta ao RJ para curta temporada
Peça de Nelson Rodrigues ganhará formato de musical
Na abertura do novo Florilégio, os versos de Lamartine Babo em Cantores de Rádio: Nós somos as cantoras do rádio/ Levamos a vida a cantar/De noite embalamos teu sono/De manhã nós vamos te acordar/Nós somos as cantoras do rádio/ Nossas canções cruzando o espaço azul/ Vão reunindo num grande abraço/Corações de Norte a Sul.
Para amarrar o leque de canções foram criados mais seis blocos. Rainhas e Rei, Brejeiras, Dor de Cotovelo, Festa Baile, Sentimental e Brasil: Futebol, Mulata e Samba. A introdução conta com a vinheta própria do espetáculo, já a Entrada dos Artistas e o Encerramento são embalados, também, pelo Hino ao Músico, de Nanci Wanderley, Chico Anysio e Dorival Silva.
No novo Florilégio, Patrícia Gasppar entra para fazer companhia à dupla. Assim como Dalva de Oliveira e Herivelto Martins (o clássico trio de ouro) quando recebiam um convidado na época de ouro das ondas radiofônicas. “É uma tour pelos anos 30, 40 e 50, uma viagem que passa por vários estilos, um trabalho de resgate”, diz Mira Haar, explicando existir uma exigência vocal para atingir as notas das orquestras e big bands. “Inserimos licenças poéticas e temos até um pouco da referência da TV, pois logo no começo dos anos 60 os shows de rádio passaram para a televisão.”
Se a velha guarda é o público do espetáculo, os artistas também ganharam fãs mais jovens com o tom divertido das apresentações. “Começamos com um público de mais idade. Depois, atingimos o jovem pelo jeito engraçado com que interpretamos. A gente gosta de fazer uma graça com as músicas mais contemporâneas”, afirma Mira Haar. “Somos atores que cantam, não somos cantores. Assim, nossa interpretação é carregada de humor, que é onde nos seguramos”, completa Carlos Moreno, ressaltando a qualidade musical das orquestrações.
Cenário e figurino ficam por conta de Mira Haar e seguem atmosfera da época das canções, mesclando luxo e bom humor. “Um pouco chique, um pouco engraçado”, revela a atriz, que trabalhou com cores mais tropicais. O cenário colorido também tem inspiração no mundo musical. Destaque para elementos cênicos que remetem à imagem de partituras, LPs e acordes musicais.
O diretor musical Jonatan Harold – que toca teclado ao vivo – ressalta os arranjos musicais. Com uma pincelada na adaptação para o contemporâneo, ele buscou os timbres, a orquestração e a estética daquela época. “A principal característica é o rádio, as músicas têm uma orquestração e uma linha de melodia bem ricas. Se antes o som do rádio era mais médio e agudo, agora serão acrescentadas notas graves, o que dará um tom mais contemporâneo às cenas.”
Para o diretor Elias Andreato, a montagem é uma mistura de homenagem e emoção para quem for conferir. “Florilégio valoriza a memória do rádio, um tempo que o veículo começava a perder espaço para a televisão, os shows com orquestras e artistas renomados ficaram cada vez mais extintos. Além do lado engraçado, a plateia se emociona, pois o repertório tem um ar nostálgico”, diz Elias, lembrando que Mira Carlinhos e Patrícia são atores que cantam bem.
“Durante o processo, o número de músicas encontradas não parava de subir, pesquisamos uma época rica e dourada do rádio. Diferente do primeiro Florilégio, que trabalha com canções nacionais e internacionais, focamos na música brasileira desta vez”, conta Carlos Moreno.
Com Florilégio Musical, Mira Haar e Carlos Moreno fizeram uma carreira de três anos com apresentações na Grande São Paulo (Teatro Paulo Eiró, Museu da Casa Brasileira, Estação Pinacoteca, Teatro Zanoni Ferrite), ABC (Santo André) e Interior paulista (Americana, Bragança Paulista, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Santana do Parnaíba, São José do Rio Pardo, Sorocaba, São José dos Campos, Caraguatatuba, Mogi das Cruzes e Taubaté), além do Rio de Janeiro. No total, mais de 38.000 espectadores conferiram a montagem.
SERVIÇO:
Florilégio Musical II - Nas Ondas do Rádio
Temporada – Sábados e domingos, às 16 horas, a partir de 13 de outubro
Pré-estreia: 5 e 6 de outubro às 16hs
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Europa
Telefone - 3032-3727 / 3032-2564
Site – http://www.mcb.sp.gov.br/
Duração: 70min
Capacidade do local: 220 lugares
Estacionamento no local - valor nos dias do espetáculo: R$ 12,00 (valor em dia normal: R$ 20,00
Até 8 de dezembro
Ingresso – Gratuito

Charlie, a Fantástica Fábrica de Chocolate estreia em SP; veja fotos
Musical está em cartaz no Teatro Renault

Mês das Crianças: Em busca da Gotinha Preciosa será apresentada em escolas públicas
Apresentação acontecerá no mês de Outubro

Depois de 20 anos, Juca de Oliveira e Fulvio Stefanini voltam aos palcos
Atores voltam juntos após parceria de sucesso nas décadas de 1980 e 1990, quando levaram mais de 3 milhões de pessoas ao teatro
Denise Fraga volta aos palcos do Teatro Vivo com Eu de Você
Peça fica em cartaz até 15 de Dezembro
Monique Alfradique em Como ter uma vida normal sendo louca
Estreia dia 21 de setembro no Teatro Folha

Moeller e Botelho abrem audições para O Despertar da Primavera
Envio de material é até 20 de Agosto