Começa Festival Internacional de Improvisação

Divulgação

Grupo Jogando no Quintal é um dos participantes do festival
01/04/2011 10:40 - Do ClickCultural

Os espetáculos de improviso - gênero onde nada é combinado e as cenas nunca se repetem - ganham cada vez mais adeptos e fazem sucesso na internet, principalmente entre os jovens. Nomes representativos do improviso como Impromadrid Teatro (Espanha), Improcrash (Argentina), Uma Companhia (BH), Jogando no Quintal (SP), Improlândia (RJ) e Helder Vasconcelos (PE) participam da 2ª Edição do FIMPRO –- Festival Internacional de Improvisação, de 1º a 3 de abril, sexta a domingo, no Espaço Vivo Cultural. No dia 2, também haverá sessão no vão livre do MASP ( Museu de Arte de São Paulo).

A improvisação é uma modalidade de teatro na qual tanto o texto como a representação são criados no decorrer do espetáculo, sem ensaio prévio. Os atores-jogadores, como são chamados, não utilizam textos pré-definidos. São utilizados temas que inspiram as histórias. A plateia é solicitada a participar e a história é encenada à medida que é elaborada. Tudo é criado na hora.

No FIMPRO, as experimentações ampliam suas áreas e acontecem não só no teatro, mas também na dança, na música e na cultura popular, ocupando teatros e espaços públicos. Com a curadoria de Mariana Lima Muniz (Professora da UFMG e Doutora em Improvisação pela universidade de Alcalá, na Espanha) e Assis Benevenuto, foram selecionados grupos que utilizam o improviso como tema central de seus espetáculos. “Desejamos que o FIMPRO contribua para a consolidação da improvisação no Brasil. Contemplamos desde os clássicos jogos de improvisação, que vêm ganhando numerosos adeptos no teatro, televisão e internet, até propostas experimentais que buscam outras formas de abrir o processo de criação para o público”, explica a curadora.

Durante o festival o público poderá conferir os diversos formatos da improvisação, estruturados não apenas na competição. “Trazemos desde os tradicionais jogos curtos, que exigem habilidade e genialidade do ator-jogador, até propostas experimentais que buscam outras formas de abrir o processo de criação ao público”, comenta Mariana Lima Muniz, responsável também pela idealização e concepção do festival juntamente com a Uma Companhia.

“Nosso objetivo é formar um público no Brasil que perceba essa diversidade de formas”, completa. Segundo a curadora, a ideia do risco e o fato do espectador não saber o que vai acontecer são dados que encontram grande aceitação do público.

A 1ª edição do FIMPRO aconteceu no ano passado somente na cidade de Belo Horizonte. Em 2010, o festival ampliou a atuação também para a cidade de São Paulo. A programação em Belo Horizonte - que aconteceu de 24 a 30 de março - contou com 4 espetáculos internacionais, 6 nacionais, 2 shows musicais, 2 infantis, 6 oficinas e o Campeonato Internacional de Match, com a participação das seleções da Espanha, Colômbia, Argentina e Brasil.

Veja a programação completa do festival abaixo:

Jogando no Quintal - Grupo Jogando no Quintal

- Dia 1º de abril, sexta-feira, às 21 horas, no Espaço Cultural Vivo – Teatro Vivo

Os doze palhaços-atletas do Jogando no Quintal, voltam ao campo para apresentar o espetáculo teatral inspirado no futebol, em que a palavra de ordem é a improvisação. São dois times, um árbitro e uma banda que cria sons e melodias ao vivo. O público sugere os temas e os palhaços improvisam cenas imediatamente sobre o assunto, num tempo determinado pelo juiz. Ao final de cada rodada o público, nesse caso a torcida, vota no melhor entre os dois times levantando cartões coloridos. Cada vitória vale um ponto no placar.

Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi.
Telefone: 7420-1520

Espiral Brinquedo Meu - Helder Vasconcelos (Pernanbuco)

-Dia 2 de abril, sábado, às 11 horas, no Vão Livre do Masp

Segundo seu criador, o ator Helder Vasconcelos, Espiral Brinquedo Meu é uma grande brincadeira. “Brincar é coisa séria e, mesmo sem saber, estamos todos o tempo todo brincando. É nesse ritmo que o espetáculo acontece”, conta. O ator, em sintonia com a plateia, reúne canções e figuras, criadas a partir da sua relação com o Cavalo Marinho (teatro de rua tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e o Maracatu Rural (cortejo de rua do carnaval pernambucano). O artista envolve o público nas brincadeiras de roda, danças, cantos, histórias, folguedos e repentes. Todos se tornam co-autores e atores.

Vão livre do MASP: Av. Paulista, 1578.

Sobre Nós - Uma Companhia (Belo Horizonte)

Dia 2 de abril, às 19h30, no Espaço Cultural Vivo

Sobre Nós é um espetáculo improvisado a partir de histórias pessoais contadas pelo público. Os espectadores se tornam também co-criadores do espetáculo, convidados a narrar, para os atores-improvisadores, fatos cotidianos, ordinários ou extraordinários que tenham vivenciado ou ouvido falar. As histórias do público - somados aos relatos dos próprios atores, em um fragmentado jogo dramatúrgico - coloca em cheque os limites entre a realidade e a construção ficcional.

Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi.
Telefone: 7420-1520

CORTEN – As Mentiras Efêmeras do Manifesto Conten - Impromadrid Teatro (Espanha)

Dia 2 de abril, sábado, às 22 horas, no Espaço Cultural Vivo

Três elegantes personagens se propõem a criar uma obra de teatro ao vivo a partir de sugestões do público, mas dentro das regras do Manifesto Corten” (cortem). Tudo é feito no momento e na presença do espectador. Todos os elementos teatrais (interpretação, iluminação, música, inclusive cenografia e figurinos) serão criados durante a apresentação. A cada noite será apresentado um novo espetáculo. Improvisação na sua mais pura essência.

O Impromadrid Teatro é uma companhia que há dez anos se dedica a investigação das técnicas de improvisação teatral. Conta hoje com sete produções originais além de produzir o FESTIM - único festival internacional de improvisação da Espanha.

Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi.
Telefone: 7420-1520

Improlândia - (Rio de Janeiro) – Infantil

Dia 03 de abril, domingo, às 16 horas, no Espaço Cultural Vivo

Improlândia é um espetáculo infantil com uma proposta inédita: a de possibilitar o espectador mirim interagir com liberdade na construção das cenas, durante a apresentação. Originalmente uma concepção de Omar Galván, a peça, narra a saga dos navegantes da imaginação que avistam um planeta desconhecido e, através da criatividade e imaginação, devem relembrar e reconstruir a história do local, contando para tanto, com a participação direta das crianças.

Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi.
Telefone: 7420-1520

Links - uma comédia de improvisação on line - Improcrash (Argentina)

Dia 03 de abril, domingo, às 19 horas, no Espaço Cultural Vivo

No espetáculo Links - uma comédia de improvisação on line, o espírito da internet é resgatado em um show de improvisação dramática. No palco, histórias de humor são improvisadas a partir de vídeos baixados da internet durante a apresentação. Esta busca é crua, ao vivo e online. Os vídeos funcionam como motores para os encenadores que vão para a cena impulsionados por algum estímulo que a projeção inspirou.

A Cia Improcrash é composta por atores de diferentes formações teatrais que desenvolvem um trabalho de improvisação em vários formatos, inclusive para TV e rádio criando um novo conceito que envolve novas tecnologias e audiovisual.

Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi.
Telefone: 7420-1520

Oficina de introdução à improvisação teatral com Assis Benevenuto

Dia 2 de abril, sábado, das 10 h às 14 horas, no Espaço Cultural Vivo

A inscrição deve ser feita pelo site www.fimpro.com.br

Assis Bebevenuto é improvisador profissional é um dos curadores do FIMPRO. Foi membro fundador da UMA CIA (2006), atua em diferentes espetáculos de improvisação. Em 2010 ministrou oficina de dramaturgia da improvisação no III Festival Internacional de Impro no Chile. É ator do grupo 4los5 Teatro do Comum, também atua no grupo Espanca!

Mesa Redonda - Conexões com o nosso tempo: diálogo com o público no teatro contemporâneo

Dia 3 de abril, domingo, às 13h30, no Espaço Cultural Vivo

Trata -se de uma mesa-redonda com a presença de representantes dos grupos participantes do FIMPRO onde se discutirá o principal ponto que os conecta: propostas teatrais inovadoras que tentam dialogar com o público contemporâneo e jovem de maneira direta.

Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi.
Telefone: 7420-1520

*Toda a programação do FIMPRO em São Paulo é gratuita. Reserva de ingressos para os espetáculos – pelo telefone 11- 7420-1520 ou retirar na bilheteria até meia hora antes de cada espetáculo.

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z